Dinâmica para identificar Valores da Equipe e dos seus respectivos membros

[Esta dinâmica foi inspirada/copiada/adaptada do Management 3.0]

 

Tenha pelo menos uma cópia de alguma lista de valores para cada participante. Você pode criar uma ou utilizar algum modelo da internet.

listadevalores

[Caso queira esta versão, deixe um comentário e enviarei por email]

Faça este exercício presencialmente, de preferência em uma mesa redonda ou quadrada grande o suficiente para caber todos, onde todos possam ver um ao outro.

Comece com uma introdução falando sobre o que são valores. Algo nas linhas de: “Os valores são o que você como um indivíduo leva em consideração quando você toma decisões ou age em um determinado contexto ou situação. O que justifica o que você faz? O que motiva você? O que faz você se sentir bem? “

Peça a todos para ler de forma dinâmica todos os valores. Defina a expectativa de que, se houver qualquer palavra listada que eles não estão familiarizados ou não estão certos sobre o significado, eles devem ignorar a palavra (basicamente, ignorá-lo).

Peça para que todos pensem sobre os valores em que acreditam e são os mais importantes para eles como indivíduos. Peça para cada um marcar com um ‘I’ na sua respectiva folha.

Depois de terminar esta etapa, peça a cada participante para pensar sobre os valores em que acreditam são os mais importantes para este grupo de trabalho, para esta equipe. Peça para que cada participante marque com um ‘T’ na sua respectiva folha.

Inicie e conversa passando a palavra para cada indivíduo sentado no círculo, pedindo a cada um para compartilhar seus valores e explicar por que eles escolheram aquele valor e o que elas entendem sobre cada um.

É importante não fazer em paralelo as etapas “Valores Individuais” e “Valores do Grupo” dado que a proposta tem como premissa colocar o participante em outro contexto.

Dependendo do tamanho do grupo, você pode pedir-lhes para priorizar 3 ou 5 valores de cada etapa (individual e equipe).

Como etapa opcional, você pode solicitar a cada um para ordenar seus valores por importância.

Como etapa opcional, você pode construir uma persona que representa esse grupo. Pegue os valores que mais apareceram e proponha ao grupo para criar uma hipotética pessoa que representa o grupo todo.

 

Offline e fora desta reunião, compartilhe com a equipe o resultado, preferencialmente presencialmente. Você também pode trazê-lo para a área de trabalho da equipe e manter de forma visível como um lembrete dos valores da equipe e valores e crenças individuais.

Foto 1 (no exemplo abaixo, as marcações foram com canetas de cores diferentes e não com ‘I’ e ‘T’):

IMG_1437image1 (1)image2

Foto 2 (resultado, no ambiente de trabalho criado pelo time após a dinâmica):

IMG_1669 - Copy

Anúncios

11 comentários sobre “Dinâmica para identificar Valores da Equipe e dos seus respectivos membros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s