Os 3 diferentes tipos de Empatia: Cognitiva, Emocional e Solidária

Neste texto, fiz uma breve descrição sobre o meu entendimento dos 3 diferentes tipos de empatia:
– Empatia Cognitiva
– Empatia Emocional
– Empatia Solidária

Empatia Cognitiva significa que você consegue compreender como a outra pessoa vê o mundo. Se quando você se comunica com uma determinada pessoa você utiliza termos diferentes ou palavras especificas, pode ser um sinal de que você esta exercitado a sua Empatia Cognitiva. Você quer que entendam você e por você conhecer que a outra pessoa utiliza um vocabulário diferente, você tenta se adaptar. Um exemplo comum é quando você interage por muito tempo com pessoas de outro estado e acaba absorvendo o sotaque. Para exercitar a Empatia Cognitiva, precisamos ouvir a outra pessoa com atenção. Ouvir não se trata apenas de comunicação verbal, mas também de observar com atenção e entender a comunicação não verbal.
Rapport (PNL) esta diretamente relacionado a Empatia Cognitiva mas também se relaciona com a Empatia Solidária.

Quando um profissional possui uma Empatia Cognitiva, essa pessoa consegue compreender e processar as normas e acordos da organização que muitas vezes não são explícitos. Estas normas e acordos orientam os comportamentos e atitudes dos indivíduos. A soma dos valores, comportamentos e atitudes são o que compõe uma determinada “cultura organizacional”. Outra forma de ver a Empatia Cognitiva é pela facilidade que alguém vai ter em entender os modelos mentais de diferentes pessoas.

Empatia Emocional significa que você consegue se sentir da mesma forma que a outra pessoa se sente. Talvez a Empatia Emocional seja a forma mais comum a ser discutida, algumas pessoas descrevem como “tentar se colocar no lugar da outra pessoa”. Particularmente, considero esta definição uma abstração muito incompleta o que leva a diversos equívocos de entendimento sobre Empatia. A Empatia Emocional exige que você conheça a outra pessoa de forma profunda, apenas “tentar se colocar no lugar..” não é o suficiente. Empatia Emocional seria como se você se transformasse na outra pessoa, assumindo seus sentimentos, modelos mentais e etc. É uma tarefa tão difícil que muitas vezes nos mesmos não nos conhecemos o suficiente para ter Empatia Emocional por nos mesmos.

Empatia Solidária significa que não apenas compreendemos a situação de uma pessoa mas também nos sentimos solidários com ela, nos movemos espontaneamente para ajudar, se necessário.

Relacionamentos exigem uma grande diversidade de competências e algumas delas estão relacionadas a Empatia. Embora muito seja falado sobre Empatia, é extremamente difícil saber o quão bem sucedidos estamos sendo quando se trata de exercer Empatia.

Compreender, exercitar e melhorar a nossa habilidade com Empatia contribui positivamente para quando estamos tentando ensinar outras pessoas, motivar outras pessoas, negociar com outras pessoas, desenvolver e influenciar outras pessoas.

Referências:
– Daniel Goleman
– Paul Ekman

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