Visão 2030 e o futuro das organizações

Nesta semana, tive a oportunidade de participar de eventos com diferentes executivos falando sobre mercado, futuro e a necessidade das organizações repensarem seus modelos de negócio e se transformarem.

Um deles foi uma palestra de 40 minutos, com o VP da HP (Jon Brewster) que apresentou dados interessantes.
Alguns pontos que eu anotei:
– A introdução do conceito de “Gig career”, o profissional passa um tempo na empresa (ele falou em ciclos de 2 anos), aprende, compartilha, entrega e vai pra próxima.
– Falou sobre diversidade e a importância de termos uma força de trabalho com diferentes gêneros, interesses, conhecimentos, cultura e etc. Um dos dados que ele trouxe foi o fato de que 85% das vendas online são feitas por mulheres.
– Falou sobre as diferenças de consumo nos EUA e na China. Enquanto nos EUA tem se visto uma tendência de busca por low-cost, na China tem uma tendência de crescimento por produtos das melhores marcas (gourmet e prime).
– Falou sobre o número de dispositivos e os “Enchanted Objects”, tudo terá um IP (um exemplo que ele mostrou foi uma produtora de leite, onde cada vaca tinha monitoração via IP).
– Falou sobre a necessidade de repensar a Arquitetura das soluções e softwares que criamos dado que o PC deixou de ser o principal consumidor e a tendência é cada vez aumentar mais o número de diferentes dispositivos consumindo serviços/produtos/APIs.
–  Falou sobre a crescente de produtos com smart labels (compartilhando com os usuários características do produto. Ex: um suco, quando a fruta foi colhida, quando foi processada, e etc).
– Comentou que Login é uma coisa do passado. Os nossos produtos e serviços devem reconhecer os usuários de forma transparente.
– Ele comentou que prototipação é uma prática do passado. O futuro agora é colocar produtos e por meio de dados e Analytics tomar decisões de negócio.
[Um insight interessante é os potenciais ganhos de se tratar de forma distinta aquilo que é Analytics em produção de todos os usuários e comportamentos de usuários chave / personas do produto como um beta – “A/B Testing direcionados”].
– Falou sobre 3D printing, na HP eles estão provendo para os clientes um produto que imprime em nylon já nos clientes deles e eles tem projetos de pesquisa para imprimir peças/objetos com características configuráveis (densidade, cor, peso, material, e etc).
– Segundo ele, Machine Learning estará presente em tudo no futuro. Falou sobre as diferenças de Advanced Analytics (Data -> Processing -> Insight) e Machine Learning (Data -> Model -> Train -> Insight)
– Parafraseou o CEO da Nvidia que disse:
“Software is eating the world, AI will eat software”
– Jon comentou que não acredita que isso vá acontecer e se acontecer levará muito tempo.
– Falou sobre o futuro dos desenvolvedores, dizendo que nós precisamos da automação e da ajuda que AI e ML podem nos dar dado que temos muito a fazer. Ressaltou a importância de se manter atualizado com relação a ferramentas e tecnologias.
Ele terminou a apresentação, mostrando o video abaixo:
[Ele comentou que o video já está desatualizado, muita coisa da visão, hoje ja é realidade]
A minha singela conclusão, ou melhor, observação é de que muitas empresas tem visões convergentes com relação a Big Data, Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, Customer Centric Design.. “Digital” é uma tendência, individualizar o provisionamento de serviços/produtos e se relacionar com os usuários e clientes de forma mais humana e personalizada é um desafio. Poucas empresas do mercado passaram deste desafio com sucesso. Muitas “fizeram um app”, mas não entenderam o conceito. É um mercado em ampla expansão com uma escassez de profissionais com experiência de mercado, então está chovendo “Transformation Coaches”, “Digital Leaders” e outros. Vamos ver os próximos capítulos..
 
Anúncios

Um comentário sobre “Visão 2030 e o futuro das organizações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s