Algumas semanas atrás, participei do Learning Camp 3.0, um treinamento de 2 dias sobre aprendizagem onde se explora facilitação e se aplica conhecimentos em problemas reais.
Nosso grupo respondeu a seguinte questão:
“Quais conselhos seriam úteis para pessoas que desejam ter uma aprendizagem 3.0?”
Abaixo compartilho a lista que construímos de forma colaborativa:
- Compartilhe conhecimento. Ensinar é uma ótima forma de se aprender.
- Proporcione aprendizado emergente.
- A diversidade de background, conhecimentos, interesses pode levar a conclusões e descobertas imprevisíveis e positivas.
- Experimente resolver problemas complexos de forma colaborativa.
- Ouvir com intenção e atenção. Não escute para dar uma resposta, escute para entender o que as outras pessoas estão falando.
- Faça perguntas. Em certos casos, a sua dúvida pode gerar outras dúvidas ou até mesmo esclarecer questões de outras pessoas.
- Ambientes que proporcionem segurança psicológica as pessoas tendem a ser mais criativos, produtivos e as pessoas se sentem mais confortáveis para perguntar e ensinar uns aos outros.
- Tenha empatia, evite julgamentos precipitados.
- Dê feedback, preferencialmente utilizando formatos que facilitem com que você não seja ríspido ou abstrato. SCI é uma boa opção (Situação / Contexto / Impacto).
- Compreenda como você aprende e considere que é provável que as outras pessoas não aprendem da mesma forma e velocidade com que você aprende.
- Nenhuma outra pessoa ou empresa irá se preocupar e importar com o seu aprendizado mais do que você mesmo.
- Faça networking e utilize a sua rede para seu benefício. Peça ajuda, faça perguntas, monte grupos de leitura, grupos para discutir assuntos específicos, gere oportunidades de negócio para outras pessoas e empresas, faça a sua parte.
- Visualizar o aprendizado é um caminho mais interessante do que tentar medir o aprendizado.
E você? Qual dica daria que não listamos acima?