Em tempos de transformações organizacionais, constantes mudanças nas empresas e suas estruturas, e a nova onda de “Digital”, é visível o impacto que a cultura das organizações tem sobre suas entregas e formas de trabalho. Qualidade, valor, time-to-market, gestão, e outros parâmetros são influenciados diretamente pela cultura.
Mas se a cultura organizacional é reflexo dos modelos mentais das pessoas que trabalham lá, como que podemos mapear e entender a cultura da empresa que trabalhamos?
Responda as perguntas abaixo e talvez entreviste alguns de seus colaboradores e a partir das respostas e percepções você pode talvez entender mais sobre a cultura que existe na empresa. Note que na maioria dos casos, os valores que estão na parede (geralmente por meio da sua Visão e Missão) nem sempre são os valores que são praticados.
- Quais comportamentos geram recompensas na empresa? O que faz com que uma pessoa receba um reconhecimento (reconhecimento financeiro ou não) ou uma promoção?
- Quais comportamentos geram punições? Existem punições?
- O que acontece quando alguma pessoa falha?
- O que acontece quando alguma pessoa decepciona?
- O que acontece quando alguma pessoa erra?
- Onde e como as pessoas estão investindo o seu tempo?
- Onde e como as pessoas estão investindo o seu orçamento?
- Onde e como as pessoas estão investindo a sua atenção? O que é prioridade? Existem prioridades claras?
- Quais regras e expectativas estão sendo seguidas?
- Quais regras e expectativas estão sendo impostas?
- Quais regras e expectativas estão sendo ignoradas?
- As pessoas se sentem seguras e apoiadas ao conversarem com a gestão sobre como se sentem?
- As pessoas se sentem seguras e apoiadas ao conversarem com a gestão sobre o que precisam para realizar as suas respectivas atribuições?
- O que aconteceu no passado e continua sendo repetido como exemplo e que valores esse acontecimento remete as pessoas?
- O que é citado como exemplo e é seguido pela expressão: “aqui a gente sempre faz assim”? São comportamentos positivos e alinhados com os valores esperados pela empresa?
- Como percebemos e comunicamos a existência de riscos?
- Como percebemos e comunicamos a existência de incertezas?
- Como as pessoas crescem e se desenvolvem profissionalmente?
- As pessoas possuem abertura para experimentar, inovar e tentar coisas novas?
- Existe uma cultura de feedback?
- Existem forças para valorização e manutenção do status quo?