Os 7 princípios do método World Cafe

World Café e um método para estimular diálogos e a colaboração entre as pessoas que estão participando da sessão. O seu formato permite uma grande flexibilidade e uma ampla gama de aplicações.

7 Princípios:

1 Propósito da reunião

Definir o propósito. Porque este grupo de pessoas está se reunindo e qual o resultado esperado.

2 Local da reunião

Escolher onde a sessão de World Cafe irá acontecer. Proporcionar um ambiente amigável e aconchegante, como encontramos em cafés, enfatiza a importância e a influência que um espaço físico atrativo pode proporcionar nas pessoas. Estes ambientes devem ser convidativos e devem contribuir para que as pessoas se sintam seguras em falar, divergir e discutir. Para que as pessoas explorem a sua criatividade elas precisam se sentir confortáveis em agir normalmente. Planejar como as pessoas serão convidadas a participar também terá influência sobre o comportamento dos indivíduos durante a sessão.

3 Escopo e foco

Definir quais perguntas, dúvidas ou questionamentos serão explorados pelo grupo. De preferência a questões que impactam diretamente no dia a dia dos participantes. Questões e assuntos que as pessoas tenham vivenciado. Aqui, mencionamos novamente as “Perguntas Poderosas” pois elas podem impactar positivamente na motivação e energia das pessoas, gerar insights e ações. Leve em consideração o tempo que você terá disponível, dependendo do seu propósito, o foco pode estar em responder uma única pergunta ou em aprofundar em algum tema, com um sequenciamento de perguntas e assuntos previamente estabelecido.

4 Participação e contribuição de todas pessoas

Encorajar com que todas as pessoas contribuam ativamente de forma que a presença, o conhecimento e as contribuições cause um impacto positivo para as demais. Não existem ideias inadequadas ou perspectivas inadequadas, todas pessoas devem ser ouvidas.

5 Diversidade de perspectivas e opiniões & Networking

União destas diferentes perspectivas, é a consolidação sobre o que foi conversado e discutido. Caso existam múltiplos grupos abordando o tema, é a oportunidade para compartilhar os aprendizados, os principais pontos de discussão, as dificuldades e outros. Também é um momento adequado para misturar os grupos e rotacionar as pessoas entre as mesas. Aqui o networking é um subproduto interessante da sessão. As pessoas têm a oportunidade de trocar e compartilhar as suas experiências, validando suas premissas e modelos mentais com os diferentes contextos que as outras pessoas vivenciaram.

6 Escuta Ativa

Busca pela escuta ativa, o foco em identificar padrões, características recorrentes e os aprendizados. A prática da escuta com a intenção de compreender e não de responder faz com que as pessoas consigam conectar as suas próprias ideias com o propósito da sessão. Se faz importante o lembrete de que a comunicação nem sempre se por meio das coisas que são ditas, a linguagem não verbal é uma grande fonte de informações.

7 Materializar conhecimentos tácitos em explícitos

Padrões se tornam visíveis para todos os participantes, para o grande grupo, extrapolando os grupos menores formados inicialmente. Inclua alguns minutos para reflexão, para que as pessoas possam digerir e processar tudo aquilo que ouviram e que falaram. Técnicas de Facilitação gráfica são muito úteis para este estágio dado que podem transformar os padrões e aprendizados em imagens que podem facilitar o entendimento.

[texto traduzido, interpretado e adaptado – http://www.theworldcafe.com ]
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s