Interrupções são um dos desafios mais comuns que enfrentamos em diferentes organizações. Ao desenvolver e entregar software, as interrupções podem causar grandes impactos na capacidade de um indivíduo ou de uma equipe entregar um objetivo específico. Um dos principais problemas é a quantidade de tempo que leva para a pessoa voltar a ter foco na tarefa anterior. É ainda pior quando analisamos o tipo de ambiente de trabalho em que estamos atualmente. Escritórios abertos (Open Space Offices) que estão sendo amplamente utilizados em empresas de TI, também trazem interrupções indesejadas. Para piorar ainda mais, estamos lidando com um mercado onde a principal atividade é trabalho criativo que se beneficia da colaboração entre os indivíduos. É natural que nossos ambientes de trabalho não sejam tão silenciosos quanto uma biblioteca, mas níveis de ruído mais altos tendem a afetar negativamente o foco dos indivíduos.
Precisamos ser mais diligentes sobre as interrupções no nosso ambiente de trabalho. Precisamos estar conscientes sobre quando e com o que estamos gerando interrupções para engenheiros de software. Uma ferramenta para criar consciência em torno de interrupções é o Canvas de Interrupções (Interruption Canvas). Esta ferramenta ajuda a dar visibilidade sobre quem está sendo interrompido, por qual motivo e também pode mostrar se a freqüência de interrupções está atingindo níveis inaceitáveis.
O Canvas de Interrupções (Interruption Canvas) é uma ferramenta simples, barata, de fácil uso e eficaz para lidar com solicitações externas, ao mesmo tempo em que dá visibilidade às interrupções.
Utilizando o Canvas de Interrupções (Interruption Canvas)
O primeiro passo é colocar uma tela em branco em uma parede perto da equipe ou do indivíduo que é interrompido com frequência.
Uma possibilidade é dividir o Canvas em 5 partes iguais, cada parte representando um dia da semana.
Sempre que uma nova interrupção surgir, peça à pessoa que está interrompendo você para pegar um post-it, escrever ambos os nomes (ou apenas o da pessoa que está interrompendo caso o Canvas seja individual), incluindo a razão/motivo pela qual a interrupção está sendo gerada (pedido de ajuda, resposta a uma pergunta, algo operacional, algo para diversão..). Apenas ajude essa pessoa depois que ela já tenha escrito no post-it e depois de ter adicionado o seu post-it no Canvas de interrupções.
Exemplo:
Após alguns dias de prática, o Canvas pode levar você e o seu time a entender quais dias vocês recebem mais interrupções, quem está ajudando mais outros dentro da organização, quais tópicos geram mais interrupções, demandas de treinamento específico (no caso de indivíduos múltiplos perguntarem sobre o mesmo tópico, pode ser um sintoma de uma maior problema …) e muitas outras ações potencialmente benéficas.