Perguntas Poderosas! “Powerful questions”

“Fale menos, pergunte mais”

“Perguntas Poderosas” (Powerful Questions) é uma técnica para formular perguntas que quem vai responder nao consegue responder com algo pronto ou de forma rápida e direta. É necessário que quem está sendo perguntado reflita, pense, pesquise, estude, faça conexões e para responder. Uma das dificuldades de escrever sobre perguntas poderosas é que a entonação de quem vai perguntar pode ser determinante para tornar uma pergunta “normal” em uma pergunta poderosa.

A pergunta pode ser feita por meio escrito ou falado. Como bons promotores da Agilidade, tendemos a privilegiar e preferir a comunicação face a face. Desta forma, sao maiores as chances da pergunta ser interpretada com clareza, sem nenhuma ambiguidade ou ruido. A pergunta não deve ser uma pergunta de resposta simples. Palavras auxiliares como “mínimo”, “máximo” podem ajudar a delimitar o universo de respostas para uma determinada pergunta. Este tipo de artifício também qualifica uma Pergunta Poderosa.

Um dos benefícios de utilizar esta técnica é a construção de relacionamentos profissionais ainda mais fortes. A pessoa que está sendo questionada irá refletir sobre a resposta da pergunta e por não ser uma questão trivial, este processo faz com que a pessoa adquira respeito por quem está perguntando. Quando a pessoa que está sendo perguntada, ela tende a entender que a pergunta é genuína, e quanto maior for o interesse de ouvir as próximas perguntas mais será desenvolvida a confiança e o respeito entre quem está perguntando e respondendo.

Perguntas poderosas sao importantes, pois o facilitador ou coach que as faz não é capaz de mudar a forma com que a pessoa se sente, pensa ou se comporta. “Você não pode mudar as outras pessoas. A única pessoa que você pode mudar é você mesmo.” – Lorraine Bracco.

Alguns exemplos de perguntas poderosas:

“O que você está pensando?”

“O que mais?”

“E qual é o grande desafio?”

“E o que você quer fazer com esse grande desafio?”

“Como eu posso te ajudar?”

(fonte: The Coaching Habit: Say Less, Ask More & Change the Way You Lead Forever)

 

“Para entender algo complexo, faça uma pergunta simples” – Alan Duffy

 

“A good question often leads to new collaboration and great question is often a predecessor of a brilliant idea”. – Joe Burgum

 

“Quality questions create a quality life. Successful people ask better questions, and as a result, they get better answers.”  – Tony Robbins

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s