De 2010 pra cá, venho conduzindo treinamentos introdutórios e práticos sobre Scrum. Recentemente venho proporcionando a experiência de ter pessoas observando nestes workshops pois esta é uma das habilidades necessárias para os famigerados Agile Coaches (entender o contexto de uma ou mais equipes e pensar em um potencial plano de ação para que o time consiga evoluir).
No último workshop, após apenas duas iterações, foram observados os seguintes pontos de melhoria:
Processo:
- Faltou disciplina dos membros do time para seguir o
método(corrigi aqui pois Scrum não é um método, e sim um framework) e os pedidos do PO. - Foi possível observar os benefícios do Design evolutivo da solução.
- Algumas opiniões/sugestões de algumas pessoas foram ignoradas.
- Problemas de integração na hora de juntar os “módulos” das entregas da equipe.
- Em algumas equipes, nenhum membro do time controlou o tempo, mesmo sabendo que haviam timeboxes pré-definidos.
- Membros da equipe desempenhando as mesmas atividades gerando desperdício.
- Equipes não pensaram em MVPs. Qual o conjunto mínimo de requisitos que entregaria a visão de negócio para o PO dar feedback?
- Equipe considerou inviável entregar um requisito sem efetuar o entendimento sobre o que estava sendo solicitado pelo PO.
Refinamento:
- Falta de foco durante o refinamento (refinamento sendo misturado com planejamento).
- Nenhuma pergunta feita para o PO durante o refinamento.
- Muitas suposições criadas sobre os requisitos sem validar com o PO.
Planejamento:
- Boa parte do planejamento, foi gasto com discussões fora do objetivo proposto (foi solicitado que cada equipe deveria informar quantas tarefas e quanto de valor seria entregue).
- Durante o planejamento, houve um foco excessivo em discussões sobre “como fazer” quando deveria ter um foco maior sobre “o que fazer”
- Planejamentos sem considerar a expectativa do cliente (que era a entrega de 9 requisitos na primeira iteração).
Retrospectiva:
- Times não fizeram retrospectiva.
- Time não anotou as ações criadas durante a retrospectiva.
- Ficou perceptível a evolução dos times, mesmo tendo trabalhado apenas 2 iterações.
Apesar de ser um jogo, lúdico, é interessante ver como os pontos acima se repetem nos nossos ambientes de trabalho e no dia a dia.
Um dos pontos mais interessante é que as iterações tinham menos de 20 minutos. Em apenas 2 iterações já foi possível ver uma melhoria no entendimento do processo e na quantidade/qualidade das entregas.
E aí, os seus times de desenvolvimento de software passam por alguns desses problemas no dia a dia?