Spikes e PoCs uma prática simples de XP

Uma Spike ou PoC (prova de conceito, do inglês proof of concept) é um investimento de tempo pré-definido (possui timebox) com o objetivo de explorar alguma técnica, framework, linguagem, solução para atingir um determinado objetivo (que pode ser pré-definido ou não, dependendo do contexto).

Em eXtreme Programming, temos o conceito de Spike:

Crie Spikes para descobrir potenciais respostas a problemas técnicos ou de design difíceis. Uma Spike é uma solução de código muito simples que serve para explorar soluções potenciais. O objetivo de uma Spikes deve focar em resolver apenas um problema específico e sugere que você ignore outros fatores e questões. A maioria das Spikes não serão boas o suficiente para se manter no produto, então se prepare para jogá-la fora. O objetivo é reduzir o risco de um problema técnico e/ou aumentar a confiabilidade da estimativa de uma futura história de usuário.

Texto traduzido de: http://www.extremeprogramming.org/rules/spike.html

Spikes são especialmente úteis para casos onde a equipe não tenha um bom entendimento de um ou mais requisitos do sistema ou da solução. Uma Spike pode fazer com que membros do time avaliem diferentes soluções e conversem antes de se definir qual história de usuário será levada adiante ou até mesmo ser priorizada pelo Product Owner.

É importante levar em consideração que uma Spike deve possuir uma curta duração. Se a Spike dura mais de uma Sprint, este é um sinal de que provavelmente não era uma Spike, talvez sejam múltiplas validações de múltiplas hipóteses.

Outra característica relevante é com relação a tomada de decisão após a Spike ter sido executada. Dado as informações coletadas, as observações, o tempo investido e o retorno gerado, qual decisão será tomada? Implementar? Desistir desta hipótese?

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s