Uma das coisas mais legais que eu aprendi ao ler o livro “Creating Great Teams” da Sandy Mamoli é que eles utilizam como base para alinhamento após formar um time uma “lista de ingredientes” ágil.
É comum ver as empresas dizerem que usam métodos ágeis mas é difícil de se ter um entendimento sobre quais práticas cada time está utilizando.
Ao utilizar-se dessa ferramenta, fica claro tanto para o time quanto para quem está na organização quais práticas estão sendo utilizadas e quais os potenciais impactos negativos de usar ou não usar determinada abordagem.
A lista de ingredientes padrão no livro é:
- Sprints (o time trabalha com timebox? se sim, de quantos dias?)
- Workflow das atividades do ciclo de desenvolvimento (no livro consta como Kanban Workflow, mas particularmente eu acho que muita gente confunde o que é Kanban em função deste tipo de citação).
- O time vai trabalhar limitando o trabalho que esta em andamento (uma das premissas de Kanban, é limitar o WIP).
- Coordenação: o time irá fazer reuniões diárias?
- Feedback contínuo sobre o processo: o time irá fazer retrospectivas?
- Ambiente de trabalho com gestão visual (monitores, canvas, quadros de tarefas, e etc..)
- Métricas: velocidade? lead time? cycle time?
- Planejamento: sprint planning? planejamento sob demanda? planejamento agendado com uma determinada recorrência?
- Refinamento de requisitos: sessões de refinamento de backlog (em diversos níveis)? sistema puxado: sempre que uma história de usuário é entregue, o próprio time faz uma sessão de refinamento com os profissionais pertinentes para o desenvolvimento da próxima história?
- Previsibilidade de entrega, gráficos de burnup do produto, gráficos burndown do produto
- Demonstrações das entregas e evoluções: Sprint Review? Sprint Demo?
- Práticas de engenharia: TDD? BDD? ATDD? Pair Programming?
- Coordenação com outras equipes: Scrum of Scrums, Nexus, SAFe, Less, DaD, …
- Como o time recebe apoio com relação a metodologias e práticas: Comunidades de prática? Agile Coach? Exemplos de outros times?
[Traduzido e adaptado / fonte original em inglês: Creating Great Teams: How Self-Selection Lets People Excel – Sandy Mamoli / David Mole]
O que você considera nas suas organizações que não foi listado acima quando forma uma equipe?