Nos últimos dias, eu cometi o erro de comentar em uma thread que apresentava a seguinte charada:
Riddle me this….
Penny has 5 children.
The 1st is named January.
2nd kid is February.
Her 3rd is called March.
4th is April.
What is the name of the 5th.
O erro, foi por ter recebido uma infinidade de notificações (que se tornaram pequenas interrupções no dia a dia) e respostas na mesma thread. A grande maioria, pessoas respondendo e julgando a respostas dos outros. É impressionante a quantidade de donos da verdade na internet..
O Acerto..
O lado bom, foi que este post no LinkedIn me fez lembrar sobre desafios de Lateral Thinking. “Pensamento Lateral” traduzindo literalmente, é uma abordagem diferenciada para se resolver problemas de forma criativa. Geralmente, a resposta não se dá por meio de lógica ou de pensamentos e argumentos que temos no dia a dia.
Um exemplo é o “Julgamento de Salomão” onde duas mulheres vão até o rei para disputarem pela guarda de uma criança. O rei pega a sua espada e sugere cortar a criança ao meio, dando metade para cada mãe. Imediatamente, uma delas pede para o rei não fazer isso e dar a guarda da criança para outra mãe. Logo, o rei entende que esta é a verdadeira mãe, dado que a outra não se importaria com a morte do filho.
Existe um jogo chamado “Enigmas Macabros” que é descrito como: “Reconstrua os passos de cada incidente, peça a peça, fazendo perguntas, adivinhando e montando este quebra-cabeça de evidências” que você pode jogar com os amigos para exercitar “pensamento lateral”.
Estes exercícios, desafios e enigmas servem como ice-breakers e dinâmicas de grupos que você pode utilizar antes de reuniões ou momentos para pensar fora da caixa. Estamos vivendo em um mundo que está em constante mudança e cada vez mais vemos a necessidade de ouvir pessoas diferentes, com ideias diferentes e com abordagens diferentes.