Alguns meses atras, eu tirei um dia de folga e resolvi ver televisão (coisa que eu não fazia ha bastante tempo). Trocando de canais, eu esbarrei em um documentário sobre Norman Cook (mais conhecido como Fatboy Slim). Nesse vídeo, Norman compartilhou como ele decide se vai ou não aceitar uma proposta para fazer um show.
A ferramenta que ele utiliza é composta de 5 parâmetros:
First Time (Ineditismo do show).
Fun (Diversão).
Finance (Aspecto financeiro).
Favour for Friends (Em prol de algum amigo).
Food (Comida!).
Para que ele aceite um show, pelo menos 3 itens da lista acima precisam ser satisfeitos.
Curiosidade: entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, ele faturou 82 milhões de dólares.
Depois de ver a entrevista, eu acabei me deparando com uma importante decisão profissional. Fui exposto a algumas propostas de mercado e não sabia como avaliar nem comparar. Eu utilizei a ferramenta acima, dentre outras, e cada reflexão me ajudou muito no processo da tomada de decisão.
Claro que você pode customizar a lista de acordo com parâmetros, critérios e questões que sejam mais relevantes para você como individuo, mas compartilho aqui dado que pra mim foi útil.
Olá, parabéns pelo post. Me parece um abordagem interessante para tomada de decisões, mesmo com combinações como: Fun (Diversão), Favour for Friends (Em prol de algum amigo), Food (Comida!).
Acredito que 3/5 é uma boa medida para se utilizar, e vale o exercício de adaptar os parâmetros de acordo com a situação.
Sobre outras ferramentas, no início do ano passado, eu tinha uma lista de +/- uns 20 livros para ler. Utilizei a matriz de Urgência x Importância para decidir quais ler durante o ano, e em qual ordem de prioridade. Junto de técnicas de estimativas, fiquei com uma lista de 10 livros até o final do ano.
Abraço
CurtirCurtir