Agilidade, Digital Banking e o CUBO (Itaú Unibanco)

Fazem alguns meses, que compartilharam comigo este vide o e agora eu gostaria de compartilhar com a adição de alguns comentários. Neste vídeo, vamos uma “entrevista” com o Roberto Setúbal, CEO do Itau Unibanco.

A entrevista começa com o Roberto tirando a gravata. Parece algo bobo, mas para muitas instituições financeiras do Brasil e para muitos executivos, “tirar a gravata” ainda é uma grande barreira.

A primeira pergunta trata sobre a perspectiva econômica do Brasil nos próximos anos, que ele traz uma visão otimista.

A segunda pergunta, começa com uma fala do Roberto em outra entrevista que ele diz:

“Nos últimos 2 anos eu falei mais sobre TI do que nos últimos 20 anos como presidente do banco.”

Nitidamente, este movimento do mercado esta exigindo dos executivos cada vez mais uma fluência sobre tecnologia da informação, arquitetura corporativa e até mesmo desenvolvimento de software.

Ele explica, que está na posição de CEO fazem 23 anos, e que a TI nunca foi um problema, mas recentemente houveram muitas mudanças no mundo dos negócios. A TI passou a fazer parte da discussão do negocio. Não tem mais discussão de negocio que não envolva tecnologia.

“Daqui a 5 anos, o banco será muito diferente.” – ele fala sobre as diferentes perspectivas de visão e planejamento de curto, médio e longo prazo e como equilibrar tudo isso.

“A médio prazo, não existira um executivo que não entenda de tecnologia. Executivos que não estejam habilitados para coordenar equipes de tecnologia, definir prioridades e entender como o trabalho se encaixa na arquitetura de sistemas do banco. TI tomou enormes proporções, é uma mudança enorme. O ambiente de trabalho muda, a aproximação das equipes de negocio com a tecnologia. Não existe mais “aquela” área de tecnologia. Não tem mais aquela coisa de a tecnologia faz isso e o negocio faz aquilo. Todo mundo tem que estar bastante envolvido e bastante próximo.”

A terceira pergunta foi sobre FinTechs. Roberto inicia falando:

“O cliente é quem manda.”.

Ele traz como principal diferencial o fato de que as fintechs tem surgido para dar facilidade aos usuários que vem sendo uma crescente no mercado em geral. Foco maior dedicado a um serviço e/ou produto especifico com uma usabilidade melhor tem mudado o mercado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s