5 variações da dinâmica: Paulo Pontual

Uma dinâmica bem conhecida e utilizada como ice-breaker e para auxiliar no processo de introdução de novos membros a equipes (ou formação de equipes) é o Paulo Pontual [http://www.funretrospectives.com/punctual-paulo/]

A dinâmica original consiste em cada um se apresentar com o seu Nome (Paulo) e um adjetivo com a sua inicial (P – Pontual). Esta dinâmica está relacionada a uma das técnicas de memorização: a associação.

Depois de passar muitas vezes por esta dinâmica, eu criei algumas variações por exemplo:

Comida:

Paulo Pudim (As pessoas adoram comida, e é bem comum que algumas comidas tenham significados para nós como indivíduos que nos ajudam a lembrar o nome dos nossos colegas).

Celebridades:

Paulo Porchat (Associar com alguma celebridade ou pessoa famosa pode ser uma forma diferente que também auxilia no processo de lembrança).

Cores:

Paulo Preto (Associar a uma cor é interessante para a associação. O lado negativo é que talvez alguns nomes não possuam uma cor e nestes casos vão ter de buscar alguma cor com a próxima letra do seu nome (P)reto (A)zul (U)? (L)ilás (O)uro…)

Marca:

Paula Porsche (as marcas já são elementos conhecidos por nos, ao associar com um nome, tendemos a lembrar das pessoas mais facilmente).

CEP:

Cidade? Estado? Pais? Paula Paris!

Você já facilitou ou participou desta dinâmica em algum outro formato? Deixe um comentário para contribuir e compartilhar as suas experiências!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s