Recrutamento e seleção de Desenvolvedores?

Como a sua empresa seleciona e contrata desenvolvedores?

Neste ano, percebi que como profissionais de TI (especialmente os com mais experiência) somos treinados para passar em processos seletivos. A analogia que eu utilizo como forma de comparação  são as aulas de auto escola. A auto escola não nos ensina a dirigir, a auto escola nos ensina a passar na prova de habilitação. Assim como as entrevistas não representa a nossa capacidade, conhecimento, habilidades e atitudes de desenvolver.

Com isto, compartilho algumas formas de dinâmicas e atividades diferentes para conhecer, selecionar e contratar desenvolvedores utilizadas por empresas onde tive a oportunidade de entrevistar e ser entrevistado:

Analisar código desenvolvido pelos desenvolvedores

Projetos open source, repositórios pessoais no github, bitbucket e etc.

Análise de códigos com problemas

Pode ser feito no formato de entrevista presencial ou remoto, mas é basicamente uma ou mais classes com problemas de legibilidade, métodos que ferem princípios básicos, paradigmas de programação diferentes (orientados a objetos, procedurais, funcionais e etc).

Exercícios em quadro branco

É (ou era) utilizado nos processos seletivos do Google, aonde o entrevistado tinha de resolver problemas de programação no quadro branco (sem utilizar uma IDE). Alguns profissionais criticam este tipo de entrevistas.

Plataformas online de programação

Atualmente a minha preferida é a https://www.codingame.com/ (que inclusive merece um post apenas para si). Outras alternativas são plataformas de recrutamento que envolvem desafios de programação: https://codility.com/https://www.hackerrank.com/.

Programação em tempo real

Presencial ou remoto, definir um problema simples e  observar e questionar o candidato sobre soluções, estratégias e abordagens de desenvolvimento. Parear e trabalhar juntamente com o candidato pode ser uma abordagem válida, dependendo do contexto da organização.

Desafios de Programação

Implementar algum problema ou solução e avaliar: padrões de projetos utilizados, legibilidade do código, testes unitários (existência e coerência dos mesmos), se houve algum cuidado no sentido de ter instruções claras para buildar/empacotar/deployar a solução, se funciona independente da plataforma (dependendo da linguagem escolhida para resolver o problema..).

Coding dojos e Hackathons

Momentos onde os profissionais vão interagir e trabalhar juntos (ou em equipes) para resolver desafios e problemas por meio de tecnologias e linguagens de programação.

 

O que mais a sua organização faz, para selecionar os seus desenvolvedores e profissionais?

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Recrutamento e seleção de Desenvolvedores?

  1. Grande post Motta!

    Alguns anos atrás participei de um processo lá na uMov.me bem legal. Desde o início do processo você se sentia parte do time, mesmo ainda não sendo. Três momentos que achei bem interessantes:
    1 – Uma galera do time participou da minha entrevista.
    2 – Não me pediram currículo, so linkedin e github.
    3 – Pareamento com um dos futuros colegas na última etapa.
    Depois batendo um papo com o pessoal, eles me comentaram que este modelo foi baseado no livro do Ricardo Semler “Você está louco”.

    Parabéns!
    Grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s