2016: a pesquisa sobre o estado atual de DevOps

https://puppet.com/resources/white-paper/2016-state-of-devops-report

Recebi de um colega a pesquisa/relatório com os resultados de 2016 com relação a aplicação da cultura de DevOps nas organizações. Como o material é em inglês, vou tentar destacar os pontos que eu acredito que sejam mais pertinentes por aqui, em português.

DevOps abrange todas as etapas desde a concepção/ideação e planejamento até o final quando está em produção e o usuário final está dando feedback sobre o serviço/produto.

Acreditamos (eu e o relatório), que aplicar o modelo mental e a cultura DevOps aumentam a velocidade de entrega, qualidade e os resultados de negócio. De brinde, pode proporcionar uma melhoria na cultura organizacional e um impacto positivo no engajamento dos profissionais.

devops001

Lá, temos uma definição sobre as dimensões de DevOps:

  • Práticas Lean de gestão
  • Papel da gestão em uma transformação
  • Arquitetura da Aplicação
  • Diversidade (experiências e pensamento)
  • Entrega do software em produção
  • Burnout/desgaste dos profissionais

 

Qualidade (no trabalho e no software) e segurança (da informação) é responsabilidade de todos que compõe a equipe ou geram influência de alguma forma direta ou indireta.

 

 

 

devops002

 

Reduzir o trabalho não planejado e reduzir o re-trabalho (demandas ocasionadas por não ter feito o trabalho certo da primeira vez) podem ser alcançadas com a melhoria da qualidade do serviço prestado. Foco no trabalho por lotes, injetando a qualidade ao longo (e não após), melhoria contínua e outros são alguns dos conceitos chave em Entrega Contínua (Continuous Delivery).

devops003

Teams that don’t have code freeze periods (when people can’t merge code or pull requests) also achieve higher performance.

Equipes que não passam por períodos de congelamento tendem a ter uma capacidade de atingir uma performance superior. Não passam por períodos onde os profissionais não podem fazer merge ou pull requests.

 

devops004

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s