XP2016: um exemplo de logística e ideias para outros eventos de TI

Passei a ultima semana na XP2016, definitivamente o evento com a maior quantidade de profissionais tidos como referencias mundiais em desenvolvimento de software Ágil em que já tive a oportunidade de participar.

Algumas dinâmicas interessantes utilizadas no evento:

Continuous Catering (Continuous Delivery de Comida)

Não houve intervalos para almoço. Os intervalos entre as sessões eram de 30 minutos, então os participantes podiam a qualquer momento se servir de comida (massa, hambúrguer, mexicano, indiano, salada, quiches.. foram algumas das opções durante os dias).

Agile Coaching Clinic

O evento tinha quadros aonde o pessoal podia se inscrever para ter 15 minutos com algum Coach. Alguns dos Coaches eram bem conhecidos no mercado como por exemplo: Mary & Tom Poppendieck, Dan North, Dave Farley e outros 12 profissionais experientes. Curiosamente, apenas 2 slots foram preenchidos, da Mary & Tom Poppendieck. Mas a ideia ainda considero relevante e interessante.

IMG_4162IMG_4163 (1)IMG_4164

Jante com outros Agilistas estranhos

No primeiro dia da conferencia, haviam 10 restaurantes próximos ao local do evento. Para cada restaurante, uma folha com 10 slots para aquele grupo se reunir no final do dia e jantar juntos. Eu participei e acabei conhecendo um brasileiro que também trabalha como Agile Coach no Spotify na Suécia.

Exposição de posters

O evento teve um local para profissionais da academia e do mercado apresentassem seus posters. Um dos apresentados foi o MVP Canvas do Paulo Caroli que explica o processo de integração de conceitos de Design Thinking e Lean Startup nas facilitações de concepções de produto (descritas no livro Direto Ao Ponto).

CjdMGz5WkAAXEBs

Lightning Talks (palestras relâmpago)

A sessão teve um espaço para lightning talks emergentes. Dois dias, cada dia com um slot de 90 minutos, palestras de 5 minutos com 2 minutos para perguntas.

Cjd2RmzXAAUMcKO (1)

Streaming para as outras salas

Algo que ocorreu também no TDC Florianópolis 2016, o auditório principal estava lotado, então eles utilizaram a segunda maior sala como local para fazer um live streaming da sessão.

Comunicação visual

Pelo espaço da conferencia, havia muitos quadros e cartazes informativos, monitores exibindo a grade de palestras do dia, os últimos tweets com a hashtag do evento, quadro com as sessões e atividades não planejadas.

Conference Party

Incluso no ingresso, uma festa do evento “com jantar” e bebida (algumas rodadas na entrada podendo optar entre vinho, cerveja e outros).

IMG_4208

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s