Impact Mapping – aproximando a execução ao planejamento estratégico

[texto traduzido e adaptado. Versão original em inglês: https://www.impactmapping.org/about.html]

 

Impact Mapping é uma técnica auxiliar ao planejamento estratégico. Auxilia organizações a manter o foco durante a construção de serviços e produtos e durante a entrega de projetos. Por meio de uma comunicação clara e provendo um alinhamento das atividades desempenhadas pelas equipes com os objetivos gerais de negócio e tomando decisões mais adequadas quanto ao Roadmap*.

* O Roadmap é uma ferramenta de comunicação para compartilhar a visão estratégica do produto.

Os serviços, produtos e projetos das nossas organizações não funcionam de forma isolada. Eles possuem uma relação de interdependência, envolvem pessoas, outros projetos, a organização e o ecossistema ao redor. No entanto, métodos de planejamento amplamente utilizados assumem que o mundo ficará parado enquanto desenvolvemos e implementamos soluções ou desistem de criar qualquer tipo de visão a longo prazo, deixando uma lacuna de comunicação enorme entre os patrocinadores de negócios e as equipes de entrega. Impact Mapping apresenta de forma visual a relação dinâmica entre o planejamento das entregas e o mundo à sua volta, deixando explícito as premissas mais importantes, bem como escopo da entrega. Isto, nos ajuda a adaptar os planos de forma eficaz e reagir à mudança, ao mesmo tempo que o Roadmap é bom para as equipes que entregam e para os patrocinadores compartilharem a visão estratégica.

Impact Mapping ajuda reduzindo o desperdício, ajuda a previnir o aumento do escopo e soluções complexas. Impact Mapping direciona o foco para a entrega inserindo os entregáveis no contexto dos impactos que deveriam ser alcançados. Melhora a colaboração, criando uma visão de alto nível que os patrocinadores de negócios e as equipes de entrega podem utilizar para gerar uma priorização melhor e tambem serve como referência para o acompanhamento do progresso e relatórios. Por fim, Impact Mapping ajuda a garantir que os resultados de negócios desejados são alcançados, e tambem interrompendo os projetos irrealistas antes que eles custem mais que o planejado, ao comunicar claramente as presmissas e permitindo que as equipes validem as hipóteses.

gaming_example

 

Desenhando Impact Maps

Todos Impact Maps são visualizações de escopo e suposições. Os mapas são criados de forma colaborativa entre profissionais técnicos, profissionais de negócio, profissionais com conhecimento sobre o domínio e outros que sejam pertinentes. É um mapa mental que é populado ao longo de discussões dirigidas por um facilitador, considerando quatro perspectivas:

* Objetivo (Goal)

O início e o ponto central de um Impact Map: Porque estamos fazendo isto? Este é o Objetivo que estamos tentando alcançar.

* Atores (Actors)

É o primeiro nível de um Impact Map, os Atores são as respostas das seguintes perguntas: Quem pode produzir o efeito esperado? Quem pode dificultar? Quem são os consumidores ou usuários do nosso produto? Quem vai ser impactado pelo resultado? Estes são os Atores que podem influenciar o resultado.

* Impacto (Impact)

É o segundo nível de um Impact Map, é o que conecta os Atores com a perspectiva do negócio. São as respostas das seguintes perguntas: Como o comportamento dos nossos atores deve mudar? Como eles podem nos auxiliar a atingir o objetivo? Como que eles podem obstruir ou impedir o nosso sucesso? Estes, são os Impactos que tentamos gerar.

* Entregáveis (Deliverables)

Uma vez que respondemos as três perguntas (Porque? Quem? Como?), podemos iniciar a conversa sobre escopo. O terceiro nível de um Impact Map responde as seguintes perguntas: O que nós podemos fazer, como uma organização ou uma equipe de desenvolvimento, para suportar os impactos definidos? Estes são os Entregáveis, funcionalidades de um software e demais atividades necessárias para atingir os impactos almejados pela organização.

im_template

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s