Fishbowl – uma técnica para diálogos

Fishbowl é uma técnica que auxilia na gestão de uma conversa entre um grupo que não seja menor que 6 e não seja maior que 50 participantes. Ao contrário de uma palestra onde apenas uma fonte está compartilhando informação é uma maneira de ser inclusivo com todos participantes, dando a possibilidade de todos contribuírem com o tema.

O nome se dá com uma analogia a um aquário, que possui alguns peixes nadando e as pessoas ficam ao redor observando.

horatio_henry_couldery_-_cats_by_a_fishbowl

A disposição geralmente é composta por cadeiras no centro, e pessoas ao redor. O número de participantes com voz ativa é de N-1 cadeiras (ou N-1 microfones). Alguem que está assistindo, pode a qualquer momento sentar em alguma cadeira vazia. Neste momento, alguem que está sentado deve se levantar e voltar para a platéia.

fishbowl_diagram_172

Quem fica observando não deve interagir com quem está no centro nem com o tema (a menos que se levante e sente em alguma cadeira disponível no centro da sala).22fishbowl22_roundtable_at_the_community_book_center_new_orleans_529

O facilitador tem um papel importante, de moderar a conversa. Garantir que os participantes estão seguindo a agenda. Explicar a dinâmica de fishbowl, caso seja novidade para algum dos participantes. Efetuar a gestão do tempo caso múltiplos assuntos sejam discutidos. Garantir que alguém não se mantenha durante todo o tempo na conversa.

Uma prática interessante, é convidar algum participante para anotar, resumir ou até mesmo transcrever as ideias dos participantes para alguma imagem, utilizando técnicas de Visual Thinking.

vizthink_featured-e1350341581653

Anúncios

3 comentários sobre “Fishbowl – uma técnica para diálogos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s