TDD STDD DDD FDD BDD ATDD

TDD – Test Driven Development:

Simplificando algo que não é simples:

Consiste da prática de antes de desenvolver uma funcionalidade, escrever testes unitários (funcionais automatizados! em algumas organizações existem sim testes unitários manuais). É uma prática que auxilia muito no design e na arquitetura de um software e apoia na qualidade aumentando a confiança da equipe que constantemente gera modificações (e/ou refatorações) no código fonte.

STDD – Storytest Driven Development

<read me here>

DDD – Domain Driven-Design

Utilização os mesmos termos para negócio, sistemas, código-fonte, documentação e etc..

FDD – Feature Driven-Development

Consiste em um processo de cinco etapas onde requisitos são analisados e desdobrados em funcionalidades com o planejamento, o detalhamento e a execução orientado por funcionalidades.

BDD – Behaviour Driven-Development

O desenvolvimento orientado ao comportamento se trata de representar de maneira automatizada cenários de negócio e funcionalidades específicas. Pode ser feito a nível unitário, a nível funcional e até atender a requisitos não funcionais de forma automatizada. O importante é que estas suites sejam “vivas”, sejam constantemente atualizadas e acompanhadas ao longo do desenvolvimento local e nos respectivos ambientes e servidores de integração contínua e deploy.

 

ATDD – Acceptance Testing Driven Development

É uma fusão entre TDD e o BDD. É a escrita de testes automatizados (que podem ser unitários ou não) de critérios de aceite das histórias de usuário que serão desenvolvidas pela equipe ágil de desenvolvimento de software.  O vies de BDD é referente ao uso de Linguagens de Domínio Específicas (em inglês: DSL – Domain Specific Language) que traz os jargões, termos e vocabulário utilizado no dia-a-dia pelo negócio para os desenvolvedores e técnicos. Muitas vezes, o formato Gherkin é o utilizado (Given / When / Then com Features e Scenarios).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s