Meu ex-colega de ThoughtWorks, Émerson Hernandez, me contou sobre a referência [Pepsi Challenge]
No livro Blink, de Malcolm Gladwell (citado por diversos profissionais em diversas palestras e eventos de TI), ele explica que a Pepsi obtinha vantagem no “teste do gole” sobre a Coca-cola porque a metodologia do teste era falha. No geral, os americanos tendiam a gostar mais de tomar um gole de Pepsi do que um gole de Coca-cola nos testes às cegas.
Você alguma vez na sua vida bebeu apenas um gole (cerca de 30ml) de refrigerante? Você faria isso? Por experiência pessoal, eu passei anos, na maioria das minhas refeições tomando no mínimo 500ml de refrigerante.
Será que cometemos este mesmo erro em outras áreas e aspectos da nossa vida pessoal e profissional?
Um estudo [link para fonte] cita que as principais causas para os nossos problemas de qualidade no mercado de TI são:
– Entendimento Negócio
– Conhecimento sobre as Tecnologias utilizdas
– Gestão do Tempo
– Conceitos relacionados a Engenharia da Computação
– Aquisição de Software
Nas nossas organizações, como decidimos por uma solução de software ou outra? Será que cometemos o mesmo erro da Pepsi e as vezes só consideramos o gole?