O que DevOps não é?
- DevOps não é cargo.
- DevOps não é Dev + Ops.
- DevOps não é uma equipe.
- DevOps não é um processo.
- DevOps não é uma ferramenta.
- DevOps não é sinônimo de Entrega Contínua (Continuous Delivery).
- DevOps não é exclusivo para organizações que desenvolvem e entregam software utilizando métodos Ágeis.
- DevOps não é automação do processo de build e deploy (embora a automação de infrastrutura, automação do processo de build e deploy esteja contido dentro da cultura de DevOps).
DevOps é geralmente confundido com a aproximação do Desenvolvimento (Dev) com Operações (Ops).
DevOps é uma cultura para repensar a forma em que as diferentes áreas se comunicam e colaboram no processo de desenvolvimento de software nas organizações. É a junção de múltiplas esferas. Inicialmente, os três pilares definidos foram: 1) Desenvolvimento; 2) Operações; e 3) Garantia da Qualidade.
Um dos objetivos da cultura DevOps é aumentar a frequência de entregas de software (independente do ambiente a ser liberado). “Se algo é difícil de fazer, faça mais vezes até que se torne mais fácil”. Outra característica importante é a aversão a “barreiras” organizacionais e passagens de bastão entre áreas envolvidas no processo de desenvolvimento e entrega de software.
A figura abaixo, que não foi feita para representar DevOps (e sim para representar o processo de “Encantar os usuários”) representa parte do que eu acredito que DevOps é. Não adianta aproximar Operações de Desenvolvimento e ter uma Qualidade mais adequada para cada produto/serviço e o negócio não perceber este valor ou não antecipar o retorno deste trabalho. “Negócios” é uma esfera que vejo como chave de DevOps e não consta no desenho original. “Pessoas”, seria outro exemplo de esfera que está implícita no desenho inicial de DevOps e eu julgo como primordial. Como DevOps se trata (tambem) de uma mudança cultural, inclui engajar os profissionais de maneiras criativas e fortalecer relacionamentos dentro da organização. Dinâmicas de grupo, atividades que exercitem confiança entre as partes, palestras, workshops são alguns exemplos de formas para proporcionar esta mudança. Além de “Negócios” e “Pessoas” acredito que existem outras esferas que definem DevOps.
[fonte: https://upgradenow.wordpress.com/2010/03/06/experience-design-is-an-understanding-help-me-with-mine/]
Um conceito importante de DevOps é o pensamento sistêmico. Tirar o foco de uma única área ou departamento e levar em consideração a organização como um todo e seus objetivos.